Microsoft anuncia primeiro serviço hospedado no Azure a rodar Linux

Esta semana, durante a conferência Strata+Hadoop World, a Microsoft anunciou um preview do primeiro serviço hospedado em Azure a rodar em Linux: o HDInsight. O movimento é parte do esforço da companhia para tornar o big data mais simples e mais acessível a um número cada vez maior de pessoas, bem como de adotar a tecnologia open source para que as pessoas usem as ferramentas, linguagens e plataformas de sua preferência.

ubuntu_msft_2_18_new“O Azure já suporta seis diferentes distribuições de Linux em sua galeria e um em cada cinco máquinas virtuais implementadas no Azure estão atualmente rodando no Linux. Agora, com este anúncio, estaremos implantando, hospedando e gerenciando um serviço hospedado no Azure e rodando nas máquinas virtuais Ubuntu Linux”, Corey Sanders, diretor de gerenciamento do Programa Azure da Microsoft, escreveu em um post publicado esta semana. “O Azure HDInsight agora vai oferecer Hadoop no Azure, rodando no Ubuntu e suportado pela Canonical, rodando lado a lado com outros serviços de computação.”

Este anúncio segue uma série de outros que refletem o compromisso da Microsoft com open source, incluindo recentes anúncios de que: 20% das máquinas virtuais no Azure rodam Linux, o .NET Core agora é open source, Microsoft suporta containers Docker e, não podemos esquecer, “A Microsoft ama Linux“.


Autor: Microsoft Tech