Microsoft Azure Stack: preview técnico está disponível!


O primeiro preview técnico da Microsoft Azure Stack, a única plataforma de cloud híbrida consistente com uma nuvem pública, esta no ar desde o início deste mês. Nascida do Azure, a nova plataforma ajuda as organizações a entregarem serviços Azure a partir de seus próprios datacenters.

Com a Azure Stack, as empresas podem aderir à computação em nuvem de acordo com suas próprias definições, atendendo a exigências técnicas, de negócio, customizações e regulamentações peculiares às suas áreas de atuação. A plataforma permite isso ao dar às organizações a liberdade de escolher onde querem hospedar as suas aplicações sem ficarem limitadas por questões tecnológicas.

“A exemplo do Azure, a Azure Stack é uma plataforma abrangente e completa para quem deseja hospedar aplicativos modernos. O Azure e a Azure Stack possuem uma arquitetura padronizada, incluindo o mesmo portal, um modelo unificado de aplicação e ferramentas DevOps em comum”, afirma Mike Neil, vice-presidente corporativo de Enterpise Cloud da Microsoft. “O modelo de aplicação é baseado no Azure Resource Manager, que permite aos desenvolvedores usarem a mesma abordagem a qualquer aplicativo, independentemente se estão rodando no Azure ou na Azure Stack. Eles podem trabalhar com Visual Studio ou PowerShell, bem como com outras ferramentas de desenvolvimento open source sem impactar a experiência do usuário.”

Através de uma série de previews técnicos, a Microsoft vai adicionar serviços e conteúdos como imagens de sistemas operacionais e templates do Azure Resource manager para ajudar os clientes a começarem a tirar proveito da Azure Stack. O Azure já conta com centenas dessas aplicações e componentes no GitHub e, uma vez que o serviço correspondente chegue à Azure Stack, os usuários poderão aproveitá-los da mesma maneira.

Parceiros open source já estão engajados nesse desenvolvimento. Por exemplo, a Canonical está contribuindo com imagens Ubuntu Linux validadas que permitem que aplicativos de código aberto trabalhem bem em ambientes Azure Stack.

Para saber mais, confira o site da Azure Stack e assista a esse vídeo aqui embaixo.


Autor: Microsoft Tech